domingo, 4 de julho de 2010

Filmes de Junho 2010

Ponto Cine

Em Teu Nome... (IMDB)(trailer)(site)
(Dir: Paulo Nascimento Com: Leonardo Machado, Fernanda Moro, Nelson Diniz, César Troncoso, Marcos Verza, Silvia Buarque, Marcos Paulo. Brasil-2009)

Em Teu Nome... é a história de um jovem estudante de engenharia que se vê, por contingência, envolvido na luta armada do início dos anos 70. É preso e exilado. 

Fora do Brasil ele percebe que é preciso fazer uma autocrítica. Aprender com a história da vida. Ter a dimensão da realidade e coragem para interpretá-la. 

Em Teu Nome fala sobre este aprendizado, esta transformação pelo qual as pessoas e o país passaram nos anos de execção no Brasil. Um filme que aborda os anos 70 sob uma ótica mais humanista e poética. Um filme sobre coragem, determinação e descobertas. (Cinema10)

Críticas: Omelete

Minha Opinião: Basicamente o filme é a dramatização de um história real com pequenas participações de personagens apanhados em depoimentos fragmentados, mas também reais, o que dá uma veracidade ainda maior a história.

O filme fala sobre um grupo de amigos e revolucinários à época da ditadura no Brasil, tentando "libertar o" povo da repressão do governo. Até aí nada de novo, pois temos muitos filmes que falam muito bem dessa época, inclusive o recente "Utopia e Barbárie" do Silvio Tendler.

Mas ele sai completamete do eixo dos grandes figurões da revolução (esses que hoje fazem parte do governo ou são célebres intelectuais sempre presentes nos filmes com essa temática) provavelmente porque trabalha uma história que se inicia no Sul do Brasil, e mostra a população, o povo lidando com essa situação. Deixa mais claro que os mais incomodados e reprimidos foram as entidades de classe, universitários militantes de esquerda e a classe média. Não que os outros tenham saído ilesos, mas não se movimentavam, uniam ou se organizavam para lutar e por isso "sofreram" menos os efeitos da ditadura. Sem confronto não havia perseguição. Assim dá pra entender um pouco melhor porque até hoje se houve gente falando "bem" do período em que os milicos mandavam em tudo. Alguns citam a organização do país, outros a redução do crime e por aí vai.

O fato é que o filme mostra um pouco da luta de um grupo composto por ativistas como universitários de classe média, trabalhadores sindicalizados, mas também pessoas comuns que participaram algumas vezes indiretamente por serem parentes, amigos, namorados etc; mostrando que nem todo mundo se interessava pela luta contra o regime ditatorial.

Um dos pontos altos do filme é mostrar através das peregrinações impostas aos asilados políticos não famosos, que ficavam rodando pelo mundo em busca de um lugar pra sobreviver e até mesmo recomeçar. Mostrando também que enquanto nossos artistas e intelectuais viajavam pela Europa pra fugir da perseguição, os revolucionários mais humildes usavam esse tempo para criar estratégias de como continuar a luta, como voltar para o combate. Ao mesmo tempo que mostra a dificuldade de um "cidadão comum" conseguir viver fora do seu país, ainda por cima rotulado de ativista político.

O filme retrata também o cenário mundial por onde os personagens passam, como a revolução no Chile e a invasão das forças do governo brasileiro para captura dos asilados políticos naquele país.

É uma grande obra de um diretor muito promissor.


11/06 - Odeon

O Escritor Fantasma (IMDB)(trailer)(site)
(Dir.: Roman Polanski. Com: Ewan McGregor, Jon Bernthal, Kim Cattrall, Pierce Brosnan, James Belushi, Timothy Hutton, Tom Wilkinson. França-2010)

Um escritor (Ewan McGregor) é contratado para escrever as memórias do antigo Primeiro Ministro britânico Adam Lang (Pierce Brosnan). No entanto, à medida que vai fazendo a sua investigação, o escritor vai desvendando segredos que se podem tornar perigosos. (Lista de Filmes)


Opinião: Uma amiga me passou a dica da bela fotografia do filme poucos minutos antes que eu entrasse pra sessão. Ela estava certa.

O filme é interessante, intrigante mas tem um final esquisito. Acontece.

Ele de fato não fica no óbvio e traz um tema bastante original que é bem trabalhado ao longo do filme.

Só acho que o filme deveria ter uns 10minutos a menos pra evitar algumas cenas desnecessárias. Mas é um bom filme e vale a ida.



11/06 - Odeon (Maratona)

Kick-ass (IMDB)(trailer)(site)
(Dir.:Matthew Vaughn. Com: Chloe Grace Moretz, Nicolas Cage, Christopher Mintz-Plasse, Aaron Johnson, Lyndsy Fonseca, Clark Duke, Omari Hardwick, Evan Peters, Peter Brooke. EUA-2010)

"Kick Ass - Quebrando Tudo" acompanha um estudante nerd chamado Dave Lizewski que decide virar super-herói, apesar de não ter a menor capacidade atlética ou coordenação motora. Quando uma imagem sua, defendendo alguém contra bandidos, chega na internet, logo vem a fama e novos personagens se juntam a ele nesta verdadeira aventura violenta e de vinganças pessoais. As coisas mudam quando ele encara vilões reais com armas de verdade. (Cinepop)


Minha Opinião: Eu não li o quadrinho... até aí nada de novo. Mas antes mesmo de saber disso, eu, fazendo um pré-julgamento devido ao título, achei q seria um filmezinho péla, meio retardado, mas pra minha sorte eu estava redondamente enganado.

Um filme divertido como as boas séries de heróis dos anos 80 que passavam na "Sessão Aventura", a
pesar do chato do Nicolas Cage e sua eterna expressão de órfão bêbado (cujas variações se limitam a "falando" e "calado"). Destaque para a "Hit Girl", que, embora pareça improvável, deixa o filme mais infantil, mas nem por isso prejudica.

Achei bem legal a maneira como mostra os efeitos que a web pode gerar através dos serviços como blogs, redes sociais e exibição de vídeo... não sei se o quadrinho antecipou isso (ainda preciso ler =/)

Foi uma agradável e divertida surpresa. Recomendo pra quem gosta do gênero ação-cômica.



Patrik 1.5 (IMDB)(trailer)(site)
(Dir.:Ella Lemhagen. Com: Gustaf Skarsgård, Torkel Petersson, Tom Ljungman. Suécia-2008)
Um casal gay sueco tenta adotar um filho. Depois de muitas dificuldades eles recebem a notícia de que foram aprovados. Só que ao invés de uma criança de um ano e meio, quem chega à casa deles é Patrik, um adolescente de 15 anos homofóbico e delinqüente.


Minha Opinião: O drama conta a história de um casal gay que quer adotar um filho, mas sempre que acham algum eles são recusados devido ao seu perfil.

Tirando a questão da necessidade de integração entre as pessoas de qualquer orienteção sexual, credo, raça, afinidade política ou time do coração, de fato é bastante complicado pensar em crescer num lar sem uma das figuras que compõem o mínimo núcleo familiar: pai e mãe. Logicamente isso é bastante comum atualmente, como também são comuns as complicações resultantes disso.

Daí pra engrossar o caldo, largam um moleque marginalizado, aprendiz de trombadinha, no meio de um casal gay, sem mesmo a aprovação deles. Furada né?!

O resultado não é dos mais imprevisíveis, mas garante um bom entretenimento e merece ser assistido.



À Prova de Morte (IMDB)(trailer)(site)
(Dir.: Quentin Tarantino. Com: Kurt Russell, Rosario Dawson, Vanessa Ferlito, Jordan Ladd,Rose McGowan. EUA-2007)

Ao cair da noite, Jungle Julia (Sydney Tamiia Poitier), a DJ mais sexy de Austin, pode enfim se divertir com as suas duas melhores amigas. As três garotas saem noite adentro, atraindo a atenção de todos os freqüentadores masculinos dos bares e boates do Texas. Mas nem toda a atenção é inocente. Cobrindo de perto seus movimentos está Stuntman Mike (Kurt Russell), um rebelde inquieto e temperamental que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível.


Minha Opinião: Desde Kill Bill eu criei uma implicância com os filmes do Tarantino. Daí veio "Bastardos Inglórios" e eu decidi dar uma segunda chance aos filmes dele.

Esse filme me agradou bastante, não sei se foi devido a violência ou a falta de propósito que sugeria a história do filme, mas eu curti. Mas tenho minhas ressalvas.

Conversando com um amigo que é fã do tio Tarantino recebi algumas explicações sobre coisas que pensei serem altamente desnecessárias, mas que, segundo meu amigo, eram essenciais para o objetivo do filme.

Vamos lá. O filme conta a mesma história 2x, mas com finais diferentes. Ok...por mim dava pra transformar o longa num média muito competente e acabar com o problema, mas aparentemente a repetição era uma homenagem aos filme B que muitas vezes eram parecidos e dava a impressão (ou talvez a certeza) de que eles eram o resultado de um grande mosaico, um retalhão, de váris filmes, dadas as cenas e situações semelhantes. Ainda prefiro a redução do filme.

Bom, mas e a história? É simples, muito dinâmica e bem executada, resultando num belo exemplo de roadmovie com suspense e ação. Mesmo com o repeteco da história qdo o filme chega no meio da exibição vale o ingresso.

A única vantagem que eu vejo na forma como foi contada a história é que vc pode chegar bem atrasado na sessão e ainda sim ver o filme inteiro =)


15/06 - Ponto Cine

Olhos Azuis (IMDB)(trailer)(site)(blog)
(Dir.:José Joffily. Com: David Rasche, Cristina Lago, Irandhir Santos, Erica Gimpel, Frank Grillo. Brasil-2010)

Marshall (David Rasche) é o chefe do Departamento de Imigração do aeroporto JFK, nos Estados Unidos. Ele está prestes a se aposentar e decide começar a comemorar no último dia de trabalho, juntamente com seus colegas Sandra (Erica Gimpel) e Bob (Frank Grillo). Marshall começa a beber e resolve se divertir com um grupo de imigrantes, complicando sua entrada no país apenas por diversão. Entre eles está Nonato (Irandhir Santos), seu alvo predileto, que faz com que ele viaje ao Brasil. No caminho ele conhece Bia (Cristina Lago), uma prostituta que o ajuda em sua busca. (Adoro Cinema)


Minha Opinião: Consegui ver esse filme numa sessão perdida às 14h no Ponto Cine, no dia da estréia da seleção brasileira na copa. Sorte minha, pois só saiu gol no 2ºtempo e eu já tinha chegado em casa.

O filme conta 2 momentos da mesma história intercalando as cenas de presente e passado, através do preto-e-branco e cor. Parte acontece na sala da imigração num aeroporto dos EUA e outra no nordeste do Brasil.

Eu gostei das atuações, da história e da direção. Foi bom ver o veterano ator do seriado dos anos 80 chamado "Na Mira do Tira" (título no Brasil) atuando nesse longa - não lembro de nenhum outro filme com ele.

Engraçado que a primira coisa que pensei quando começou o filme foi: "Safadeza... o filme é em P&B, como vou ver os olhos azuis???" depois eu ri disso =) De fato, foi mais marcante quando citado do que quando mostrado... uma das sacadas do filme.

Taí um bom exemplo do novo cinema nacional, que deixa de lado o cine-favela e o cinema-político-militante.


27/06 - Kinoplex West Shoppping

Príncipe da Pérsia (IMDB)(trailer)(site)
(Dir.:Mike Newell Com:Gemma Arterton, Jake Gyllenhaal, Ben Kingsley, Alfred Molina, Dave Pope, Thomas DuPont, Steve Toussaint, Toby Kebbell. EUA-2010)

Um príncipe guerreiro (JAKE GYLLENHAAL) relutantemente une forças com uma misteriosa princesa (GEMMA ARTERTON) e, juntos, eles lutam contra forças obscuras para salvaguardar uma antiga adaga capaz de libertar as Areias do Tempo - um dom dos deuses que dá à pessoa que o possui o poder de controlar o mundo.

Minha Opinião: ainda pensando sobre =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário